sábado, 16 de janeiro de 2010

OquequeéISSO, meu Deus?

"Tomas não sabia então que metáforas são uma coisa perigosa. Não se brinca com metáforas. O amor pode nascer de uma simples metáfora ...

Em trabalhos práticos de física, qualquer aluno pode fazer experimentos para verificar a exatidão de uma hipótese científica. Mas o homem, por ter apenas uma vida, não tem nenhuma possibilidade de verificar hipótese por meio de experimentos, por isso não saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a seu sentimento ..

Todos acreditamos que é impensável que o amor de nossa vida possa ser uma coisa leve, uma coisa que não pese nada; achamos que nosso amor é o que devia ser; que sem ele nossa vida não seria nossa vida...

Tereza sentiu a tripulação da alma se lançar sobre o convés de seu corpo"...

de a Insustentável Leveza do Ser

E ai o Chico canta .."E me beija com calma e fundo até minha alma se sentir beijada"
.
.
.
Eu tenho que ir ali fora tomar um ar (ou uma chuva!)

3 comentários:

Ju Haghverdian disse...

Aiii Clarice, me deu até um aperto no coração ao ler... Teresa, é uma das minhas personagens preferidas (forever!) da literatura, primeiro porque ela ama Ana Karenina (como eu!) e vive com o livro pra cima e pra baixo e porque eu me identifico com o sofrimento dela... ai, ai, o que é o amor senão uma dor.

(momento desabafo: testemunhei durante minha infância e adolescência as lágrimas da minha mãe cada vez que ela descobria um dos casos extra-conjugais do meu pai, foram anos tentando remediar uma doença terminal... até que enfim se separaram, mas nada apaga aquele sentimento de revolta e quebra de confiança, a alma fica marcada mesmo depois que as cicatrizes desaparecem)

Odiei Tomas por tudo que fez com Teresa... por desejar o corpo em fez da alma, porque Teresa só queria ser amada, ser querida e ele tinha no cérebro uma... ah, deixa pra lá...

Mas Teresa foi forte, ela acreditava no amor... ele vai, ele faz, mas volta pra ela... corajosa e brava, tem como não amar Teresa?

Aproveita a chuva, o ar... o amor ;)

Tudo vale a pensa se a alma não é pequena, como diz o Pessoa

Beijos

Clarice disse...

Ju, querida, estou tão encantada com as palavras do Insustentável que não consigo ler ... fico relendo, me tocou de uma forma muito forte. Eu tenho uma relação meio louca com os livros, eles me são sagrados, então tb me identifico com isso.

Sobre seu momento desabafo, é essas cicratizes ficam, mas o bom é tentar mudar o sentimento relacionado as elas, entende? Por mais dificil que seja!

Querida Ju, gosto muito de tê-la aqui, venha mais vezes, faça mais desabafos, compartilhe suas leituras, estamos aqui para isso, não é?

Ju Haghverdian disse...

Obrigada CLarice, vocé é uma querida =D

Milan Kundera foi imensamente tocante ao escrever essa história, todas as pessoas que leram se apaixonaram e de alguma forma se identificaram com algum dos personagens. O marido que me apresentou ao livro e nem preciso dizer que marcou a minha vida né?

Um beijo enorme!