segunda-feira, 8 de março de 2010

O gosto, o mau gosto, a falta de gosto e um lugar para dar um grito.

Ontem eu estava em uma livraria. Livraria é um lugar quase sagrado para mim, gosto de me perder pelos corredores, fico folheando os livros, abrindo ao acaso suas páginas, perguntando o que eles tem para me dizer, falo bem baixinho com alguns, brinco com outros. Pra mim existe uma aura mágica nos lugares onde os livros moram, o mundo fica menos denso quando estou no meio das palavras.
Ontem eu estava curtindo a leveza (tão necessária a minha sanidade), quando ouço uma pessoa dizer: Eu não gosto do Garcia Marques, acho os livros dele muito chatos - ela estava segurando O Amor nos Tempos do Cólera.
Respirei fundo, contei até dez. Eu sei que as pessoas tem gostos diferentes, eu sei que leitura é algo muito pessoal... Mas, Meu Deus!! Como assim não gosta do Gabriel???????
Sai da livraria. Zanzei pelo shopping e acabei entrando em outra livraria, os livros sempre me chamam.
Estava eu de novo, bem tranquila, feliz até, no meio dos livros, quando ouço vó e neta conversando: - Vó, A Menina que Roubava Livros é bom? - Não, é horrível, eu tenho e não consegui ler. Dessa vez foi ainda mais difícil me segurar, eu quase disse: É maravilhoso, um livro lindo.
Fiquei com as palavras na ponta da língua, mas achei melhor engolir...
Eu sei ... sei que não devo me meter no papo dos outros, sei que livro é uma experiência pessoal, eu sei ... mas putaquepariu ... sai da livraria correndo procurando um lugar que eu pudesse dar um grito.

7 comentários:

Noh Gomes disse...

Me faço a mesma pergunta, como não gostar do Gabriel e da Menina que roubava livros??? Você esta de parabens, eu teria gritado ali mesmo, e que me perdoem os livros, mas detesto gente desse tipo rsrs

Beijo janela

João Romova disse...

Mas, no mínimo, a neta já deve ter lido todos os livros das Séries Harry Potter e Crepúsculo...

osvjor disse...

também não gosto de "Amor nos tempos do cólera...", desculpe

osvjor disse...

também não gosto de "Amor nos tempos do cólera...", desculpe

osvjor disse...

também não gosto de "Amor nos tempos do cólera...", desculpe

Poeta Mauro Rocha disse...

Feliz dia das mulheres!!

E você vai dizer:”Mais foi dia na segunda dia oito!!”

Então eu vou dizer que fiz de propósito, pois para mim todos os dias são das mulheres, que se dedicam, que cuidam, que se cuidam, que são mães, esposas, amantes, companheiras e que nunca serão esquecidas e por mais que tenha um dia para representar um marco na história, têm todos os dias para serem comemorados por homens e pessoas que respeitam e admiram a mulher.

Um abraço !!

Ps: O problema é o gosto mediano das pessoas!!

Clarice disse...

Noh, fiquei achando que deveria ter gritado, fiquei com o grito entalado em mim (rsrsrs)

João, se pelo menos leu alguma coisa já tá valendo, né? sou otimista, o importante é entrar mesmo que por essas portas. beijos

Osvjor, uma pena, é um lindo livro, mas como eu disse a leitura é uma experiência muito pessoal, talvez um dia você goste se der outra chance a ele.

Poeta, só você mesmo! Obrigada. bjs