sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Lobo Bom

A Mesa Literária com o Lobo Antunes foi de uma beleza comovente ... queria conseguir traduzir em palavras, mas acho que não conseguiria me exprimir de forma adequada ... sai de lá impactada pela contundência de suas histórias, suas metáforas ... tão lindas. Eu não queria reproduzir aqui o que se pode encontrar de forma brilhante na cobertura da Flip, nem sei fazer esse tipo de coisa, mas queria conseguir compartilhar a comoção que me tomou ...
Sua fala foi um passeio por suas memórias afetivas e literárias. "O Brasil não é um país, são cheiros, música, livros, poesia ... é a minha origem .. " enfim, o Brasil de seus avós brasileiros.

E continua, falando de literatura com paixão e exprimindo-se com imagens belíssimas.
"O livro é um organismo vivo ..."
"Um bom livro se faz sozinho. Só o que você tem que fazer é tornar sua mão feliz. Se a mão está feliz, o livro sai fácil.”
“Todo grande livro é uma profunda e constante reflexão sobre o ato de escrever."
"O Livro inteiro tem que ser uma enorme metáfora"

Citando um livro que gostou diz: "É uma prosa maravilhosa, como se a mão estivesse cheia de dedos mindinhos, então, todos os dedos dele são mindinhos quando escreve"

Ao final, foi aplaudido em pé, e quando o público já estava deixando o local ele voltou e disse:
"- Eu queria antes de ir embora agradecer pela maneira extraordinária, a generosidade, o carinho e a ternura com que me receberam aqui. Deus vos pague!"

...sem palavras ...


vale a pena assistir: http://www.youtube.com/watch?v=I1rLwKHE_74

Um comentário:

Anônimo disse...

sem palavras mesmo